title

BLOG

Pessoas rancorosas

geracao-vida-informativo-2012-05-pessoas-rancorosas

O rancor é a consequência de agarrar-se a sentimentos em relação a alguém ou algo que aconteceu, são mágoas do passado que se guardam por uma palavra ofensiva, mentiras, acusações injustas, fofocas, etc.
Há pessoas que ao se sentirem feridas não conseguem esquecer aquela situação, não perdoam quem a ofendeu, criando muros que são difíceis de derrubar.
Todas as pessoas em algum momento de vida experimentam esses sentimentos, entretanto, cabe a cada um dar o devido tratamento a eles, pois quanto mais tempo for gasto falando ou remoendo esse sentimento negativo mais terrível será, a Bíblia diz: Quem se zanga com facilidade age tolamente, atiça a contenda e transborda na transgressão. Pv: 14:17.
Se dermos lugar ao rancor, mais cedo ou mais tarde ele sairá pela boca nos ataques de raiva, a língua se solta e as coisas são ditas sem que se possa voltar atrás, sob a forma de resmungos e queixas, a Bíblia diz: “Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias e toda a malícia sejam tiradas de entre vós. Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”.
Ef: 4:31, 32.
O rancor é um pecado do qual tem que haver arrependimento, a falta de perdão pode custar caro, mantendo o ofendido em escravidão, abrindo um espaço para o maligno operar. Se retivermos o perdão a alguém que nos tenha magoado, não somos merecedores do perdão por parte de Deus, a Bíblia diz: “Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros”. CL 3:13.
Não podemos guardar as mágoas e ressentimentos do passado, precisamos ter capacidade de reagirmos contra estes sentimentos, mas essa mudança só ocorrerá a partir do momento em que colocarmos Jesus em nosso coração e passarmos a viver de acordo com a palavra de Deus. Somente Deus poderá curar nossas feridas para que sejamos pessoas sãs, sem qualquer mágoa no coração, sem qualquer sentimento negativo que afete nossa alma, a Bíblia diz: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. II Coríntios 5:17.
Quando apresentamos nossas dificuldades não mãos de Deus e confessamos nossos erros, Ele é fiel para modificar nossos corações, a Bíblia diz “Se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda a injustiça.” I Jo: 1:9.
Muitas pessoas não conseguem andar para frente porque permitem que o passado influencie na sua vida, querem mudanças no futuro, mas estão terrivelmente amarradas ao passado. Todos nos temos experiências de fracassos em nossas vidas, mas precisamos vencê-las, superá-las se quisermos experimentar algo novo e bom. Deus nos ensina a esquecermos o que ficou para trás.
A Bíblia diz: “Mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo”. Fp: 3.13.